Fundação

A Academia Juiz-forana de Letras, com 26 anos de existência, foi fundada em 22 de dezembro de 1982 e instalada, oficialmente, em seis de maio de 1983.

Nova Diretoria 2016- 2017

Presidente:
Acadêmico Dilermando da Rocha Galvão

Presidente de Honra:
Acadêmico Kleber Halfeld

Vice-Presidente:
Acadêmica Marisa Timponi Pereira Rodrigues

1ª Secretária:
Acadêmica Ivone Zimmermann

2º Secretário:
Acadêmico Ismair Zaghetto

Tesoureira:
Acadêmica Therezinha de Jesus Lopes

Diretora do Patrimônio Bibliográfico:
Acadêmica Angelina Altomare Nardy Abbud

Conselho Fiscal:
Acadêmicos Cesar Olimpio Ribeiro Magalhães, Cecy Barbosa Campos, José Furtado Pereira e Maria Nazaré de Carvalho Laroca

Reuniões

Ordinariamente as reuniões ocorrem no último domingo do mês, às 10:00h, na sede da AJL. As alterações e as reuniões extraordinárias, serão comunicadas pelo Presidente.

Local

Rua Halfeld, 805/403
36010-003 - Juiz de Fora - MG

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lançamento de livro sobre a AML





LANÇAMENTOS:

Em comemoração ao centenário de fundação da Academia Mineira de Letras, está sendo lançado um livro patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC) da Secretaria de Cultura de Minas Gerais (SEC), financiado pelo Banco de Desenvolvimeno de Minas Gerais (BDMG). O livro de caráter documental contém recortes de jornais da época, coletados e anotados pelo Secretário Geral da Academia Mineira de Letras, o educador e poeta Machado Sobrinho. Vem precedido do prefácio de Murilo Badaró, atual presidente da Academia Mineira de Letras, da apresentação de Kleber Halfeld, presidente da Academia Juiz-Forana de Letras e do texto crítico, biobibliográfico, elaborado pelas organizadoras, pesquisadoras da História Literária de Juiz de Fora, Leila Barbosa e Marisa Timponi. A Academia Mineira de Letras foi criada em 25 de dezembro de 1909 na cidade de Juiz de Fora e ali permaneceu até 1915, quando foi transferida para Belo Horizonte. O documento original foi conservado pelo filho de Machado Sobrinho, Luiz Gonzaga Machado Sobrinho e posteriormente por sua neta, Heloísa Machado Sobrinho e, hoje, está na posse de seu outro neto, José Carlos de Castro Barbosa, marido da pesquisadora Leila Barbosa. Aproveitando a data comemorativa e continuando um trabalho de resgate e registro dos grandes acontecimentos artístico-culturais de Juiz de Fora, as pesquisadoras Leila Barbosa e Marisa Timponi, por meio da Academia Juiz-Forana de Letras, como já o fizeram com o livro lançado, em 2006, comemorando o centenário do monumento do Cristo Redentor, publicam Machado Sobrinho: notícias da imprensa sobre a Academia Mineira de Letras, editado pela Funalfa.

Nenhum comentário: