Fundação

A Academia Juiz-forana de Letras, com 26 anos de existência, foi fundada em 22 de dezembro de 1982 e instalada, oficialmente, em seis de maio de 1983.

Nova Diretoria 2016- 2017

Presidente:
Acadêmico Dilermando da Rocha Galvão

Presidente de Honra:
Acadêmico Kleber Halfeld

Vice-Presidente:
Acadêmica Marisa Timponi Pereira Rodrigues

1ª Secretária:
Acadêmica Ivone Zimmermann

2º Secretário:
Acadêmico Ismair Zaghetto

Tesoureira:
Acadêmica Therezinha de Jesus Lopes

Diretora do Patrimônio Bibliográfico:
Acadêmica Angelina Altomare Nardy Abbud

Conselho Fiscal:
Acadêmicos Cesar Olimpio Ribeiro Magalhães, Cecy Barbosa Campos, José Furtado Pereira e Maria Nazaré de Carvalho Laroca

Reuniões

Ordinariamente as reuniões ocorrem no último domingo do mês, às 10:00h, na sede da AJL. As alterações e as reuniões extraordinárias, serão comunicadas pelo Presidente.

Local

Rua Halfeld, 805/403
36010-003 - Juiz de Fora - MG

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lançamento de livro sobre a AML





LANÇAMENTOS:

Em comemoração ao centenário de fundação da Academia Mineira de Letras, está sendo lançado um livro patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC) da Secretaria de Cultura de Minas Gerais (SEC), financiado pelo Banco de Desenvolvimeno de Minas Gerais (BDMG). O livro de caráter documental contém recortes de jornais da época, coletados e anotados pelo Secretário Geral da Academia Mineira de Letras, o educador e poeta Machado Sobrinho. Vem precedido do prefácio de Murilo Badaró, atual presidente da Academia Mineira de Letras, da apresentação de Kleber Halfeld, presidente da Academia Juiz-Forana de Letras e do texto crítico, biobibliográfico, elaborado pelas organizadoras, pesquisadoras da História Literária de Juiz de Fora, Leila Barbosa e Marisa Timponi. A Academia Mineira de Letras foi criada em 25 de dezembro de 1909 na cidade de Juiz de Fora e ali permaneceu até 1915, quando foi transferida para Belo Horizonte. O documento original foi conservado pelo filho de Machado Sobrinho, Luiz Gonzaga Machado Sobrinho e posteriormente por sua neta, Heloísa Machado Sobrinho e, hoje, está na posse de seu outro neto, José Carlos de Castro Barbosa, marido da pesquisadora Leila Barbosa. Aproveitando a data comemorativa e continuando um trabalho de resgate e registro dos grandes acontecimentos artístico-culturais de Juiz de Fora, as pesquisadoras Leila Barbosa e Marisa Timponi, por meio da Academia Juiz-Forana de Letras, como já o fizeram com o livro lançado, em 2006, comemorando o centenário do monumento do Cristo Redentor, publicam Machado Sobrinho: notícias da imprensa sobre a Academia Mineira de Letras, editado pela Funalfa.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

XIV Bienal do livro no Rio de Janeiro

A acadêmica Angela Nabuco enviou o convite para o lançamento da Antologia de Poesia, Contos e Crônicas da Editora All Print durante a XIV Bienal do livro no Rio de Janeiro, na qual participa com a obra"A Lei do Silêncio".

Veja o convite abaixo:

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Acadêmicos na Sociedade Eça de Queiroz

O presidente e a vice-presidente da Academia Juiz-forana de Letras, Dr. Kleber Halfeld e Creusa Cavalcanti França, receberam o título de Sócio Honorário da Sociedade Eça de Queirós - Rio de Janeiro, por sua Diretoria, sob a presidência do acadêmico Bráulio Sérgio Maciel Roch, pelos relevantes serviços prestados a cultura e a língua portuguesa.

Rio de Janeiro 15 de agosto de 2009



terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ac. Maria N. de Carvalho Laroca defende Tese de Doutorado


No dia 18 de agosto do corrente ano, foi defendida a tese de Doutorado em Estudos Linguísticos, na UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Niterói, RJ, obtendo o título de Doutora em Linguística, com nota máxima, 10.

Título da Tese: O CARÁTER VERBO-NOMINAL DO ASPECTO EM ESPERANTO.

A banca agradeceu a oportunidade de ter tido conhecimento sobre o Esperanto, sugeriu mais dois temas para pesquisas futuras; a Profa. Dra.Cláudia Roncarati sugeriu a Ac. a criação de um grupo de pesquisa sobre o Esperanto no CES/JF, além de convidar-la publicamente para ministrar um minicurso no Congresso Internacional de Linguística, que ocorrerá em outubro de 2010 na UFF.

A sala da defesa estava lotada de amigos esperantistas de Niterói, Rio de Janeiro e até de Campinas.

Vejam a matéria de capa do site do CES/JF sobre a defesa desta tese sobre o Esperanto:

http://www.cesjf.br/cesjf/index.asp?cod_pagina=2333&url=2009\agosto\2333

O esperantista Aloísio Sartorato publicou, em seu espaço no site Ipernity, fotos desta defesa de tese de doutorado na UFF:

http://www.ipernity.com/search/doc%7CRC0%3Bq%3Desperanto%3Bw%3D0%3Bt%3D0%3Bs%3D1%3Bm%3D0%3Boff%3D0%3Bview%3D0?s=2

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reunião de 30 de Agosto de 2009

Concurso Nacional de Sonetos - 3 de agosto de 2009

Cecy Barbosa Campos e Therezinha de Jesus Lopes, membros da Academia Juiz-forana de Letras, participaram do Concurso Nacional de Sonetos promovido pelo Grupo Sul-Mineiro de Poesia, na Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências. A Ac. Therezinha de Jesus Lopes conquistou uma medalha e a Ac. Cecy Barbosa Campos recebeu 2 menções honrosas nas categorias crônica e poesia.

Reunião de 29 de Março de 2009

quinta-feira, 26 de março de 2009

CENTENÁRIO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

O Centenário da AML – Academia Mineira de Letras foi uma bela festa na Câmara Municipal de Juiz de Fora, dia 21 de março às 19:00h, na qual compareceram eminentes figuras da cidade e de todo o estado. A Solenidade foi presidida pelo ex-presidente Itamar Franco e os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente da AML, Murilo Badaró. Discursou o acadêmico da AML e da AJL- Academia Juiz-forana de Letras, Almir de Oliveira. Também presentes os membros da AJL, além de seu Presidente, o acadêmico Kleber Halfeld.


Creusa Cavalcanti França, com o presidente da Academia Mineira de Letras Murilo Badaró e o acadêmico Almir de Oliveira


Orlando Vaz Filho, membro da Academia Mineira de Letras, Isabel Vaz e Douglas Fazolatto


Vice-presidente da Academia Juiz-forana de Letras, Creusa Cavalcanti França e Elizabeth Rennó, presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais


Vanderlei Tomaz, Flávio Cheker e Noraldino Dias Júnior


Acadêmicas Therezinha de Jesus Lopes e Creusa Cavalcanti França


Acadêmicas Ângela Nabuco e Angelina Nardy Abbud


Acadêmica Leila Maria Fonseca Barbosa, Prefeito Custódio Mattos, acadêmica Creusa Cavalcanti França e Ricardo Cavalcanti


Neuza Marsicano e a acadêmica Cecy Barbosa Campos


Acadêmico Mauro Cruz e Maria Angélica Rebouças


Toninho Dutra e Creusa Cavalcanti França

sexta-feira, 20 de março de 2009

Wilson de Lima Bastos



O escritor Wilson de Lima Bastos, Membro Titular Fundador da Academia Juiz-forana de Letras, foi distinguido para a sua presidência, desde a fundação, em 1982, até o ano de seu falecimento, em 1998. Fez a doação de um grupo de salas, onde se instala a Academia Juiz-forana de Letras, dando continuidade ao seu admirável ideal de proteger a cultura juiz-forana.

segunda-feira, 16 de março de 2009

A Academia Mineira de Letras, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, a Funalfa e a Câmara Municipal de Juiz de Fora farão realizar uma Sessão Solene Comemorativa do Centenário da Academia Mineira de Letras que hoje tem sede em BH, mas que foi fundada em Juiz de Fora em 1909. Vejam abaixo o convite e o histórico da Academia Mineira de Letras postado mais abaixo.

Acadêmica Ângela expõe na Zonaoculta

A Acadêmica Ângela Nabuco vai expor uma obra de artes plásticas na exposição Zonaoculta no Rio de Janeiro, no dia 25 de março de 2009. Vejam, abaixo, o convite e a obra.




Inversão

Era uma vez um círculo que desejou sair de si mesmo.
Ele se expandiu, ganhou leveza e se tornou ovo.
A nova forma de ser era branca, purificada no seu grande esforço de transformação.

O cotidiano sempre nos escapa.
Porque apressados, deixamos de perceber a grandeza escondida sob os objetos do dia a dia.
Da observação desse cotidiano redescobrimos o ovo, essa presença tão constante em nossa vida.
Nossos olhos costumam passam ligeiros sobre ele que, de tão comum, não se configura a nós como algo fantástico que é.
Essa obra lança um novo olhar sobre o universo do ovo, que na pureza de sua forma, e em sua discrição, guarda em si o germe da vida.

Angela Nabuco



Técnica: moldagem em borracha de silicone

Dimensões: 1m x 1m

Ano: 2008

Tels para contato 32-32314509 / 32-88134509

Email: angelanabuco@gmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2009

"O Riacho" no Jornal do Poeta

Foi publicado no Jornal do Poeta, Ano XXIII – Nº148 – dezembro/2008, uma pagina sobre o livro O Riacho do Dr. Mauro Cruz. A matéria esta assinada pelo Sr. Antonio Isair da Silva que é também o autor do soneto abaixo homenageando o livro.


O Riacho
de Mauro Cruz

Ao longo do Riacho viajei.
Quanta beleza pude divisar!
Existem tantas frutas de pomar
Que até saboreá-los desejei.

Muito além das riquezas que avistei,
Ouvi a voz das águas a falar.
Falou do encanto de um lindo lugar
O paraíso com o qual sonhei.

Gente, o livro é tão bom que me vi lá.
Agora que estou do lado de cá,
Digo ao leitor Infanto Juvenil:

Saboreie o “menu” de Mauro Cruz
É linda jóia que reflete a luz
Que ilumina a cultura do Brasil.

Antônio Isair da Silva

O livro “O Riacho”, do escritor Mauro Cruz, foi elaborado com muito zelo e carinho.
Muita criatividade na elaboração da capa e nas ilustrações.
O escritor não precisa de elogios e sim de uma recomendação: ponha o seu livro em cada escola, em cada biblioteca, em Juiz de Fora, Minas Gerais e em todo o Brasil; se possível providencie a publicação numa editora de fins pedagógicos para que seja adotado nas escolas; finalmente, pense em fazer a versão para inglês, francês e espanhol.
Desta maneira, seu trabalho poderá ser apreciado no além mar.

Abraços.

Isair


No mesmo jornal e no número 149, jan/fev/2009, foram publicados poemas e textos de vários membros da Academia Juiz-forana de Letras. Veja abaixo a relação dos autores e no link (jornal-poeta.blogspot.com) a íntegra do jornal:

Belmiro Braga
Cléa Gervason Halfeld
Creusa Cavalcanti França
Dormevilly Nóbrega
Mauro Cruz
Therezinha de Jesus Lopes